Algumas dicas de congelamento.
Quase qualquer alimento pode ser congelado. Porém, alguns perdem suas texturas e sabor característicos.Alguns alimentos, como vegetais, por exemplo, mantêm suas características nutricionais por mais tempo se congelados do que se mantidos na temperatura ambiente. Para que isso ocorra, é necessário que seja feito um processo de branqueamento (um choque térmico com gelo logo após o cozimento no vapor). Fora isso, outros alimentos são surpreendentemente bons para congelar, como pães e bolos.Arroz, mesmo incrementado com passas ou carnes, pode ser congelado sem preocupação.
Quais alimentos não podem ser congelados?
Alimentos como ovos, maionese, creme de leite, chantilly, folhas (como alface), pudins, batata, pepino, salsão, queijos cremosos, macarrão sem molho, cremes engrossados com farinha ou maisena tendem a perder suas características e, por isso, não são indicados.
Qual a melhor embalagem para armazenar a comida?
Embalagens de vidro são as melhores, já que se trata de um material inerte que não vai absorver o cheio ou sabor do alimento. Potes de plástico ou sacos plásticos próprios para o congelador também são opções válidas.
Quanto tempo os alimentos podem permanecer congelados?
O tempo de congelamento varia muito de cada alimento e ao que ele foi exposto. Enquanto carnes cruas podem ficar até um ano congeladas, alimentos já preparados podem ficar menos tempo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário