7 de mar. de 2015

JANTAR VOLANTE


O serviço volante é usado quando se recebe grande número de convidados e é impossível sentá-los a mesa, ou mesmo para garantir a informalidade do evento. No entanto, é de bom tom providenciar cadeiras ou poltronas para acomodar senhoras e pessoas idosas.
A mesa deve ser arrumada com as travessas de iguarias antes que os convidados a ela se dirijam. Numa ponta da mesa posicionam-se os pratos empilhados, com o cuidado que cada pilha contenha no máximo dez pratos.
Os talheres também devem ser arrumados. Quando escolher o cardápio, tenha cuidado em selecionar comidas que dispensem o uso de facas, e os guardanapos podem ser de papel.
No jantar volante não significa que as pessoas vão estar sempre de pé; a refeição (de confecção simples e não muito demorada) é servida de forma volante, em mesas e pontos de apoio distintos; o prato em que se come é de tamanho normal (ao contrário do menu degustação que explicamos acima) com 250g até 300 gramas de comida, talheres de mesa são entregues enrolados em um guardanapo para cada convidado ou são dispostos em ilhas/pontos de apoio e pede-se que passe até 3 tipos de comida (entrada, 3 tipos de comida de quente, sobremesa) - mais que 3 tipos fica parecendo uma degustação que pode ir até 6 pratos quentes.


Mesas e pontos de apoio (em três sítios distintos, não muito distantes e de fácil acesso a todos) são de suma importância para qualquer almoço ou jantar volante, principalmente para comemorações como os casamentos. Há de se ter mesas para convidados, mas não precisa ter para todos, desde que os demais consigam se acomodar em sofás e cadeiras por lounges.


Pode-se ter também no jantar volante:


- Mesa com pratos para entrada, pratos para peixe e/ou carne e para sobremesa; talheres de entrada, peixe e/ou carne e de sobremesa; guardanapos, de preferência de tecido; copos de água e de vinhos (branco e/ou tinto); travessas e taças com a comida; os quentes com os respectivos réchauds acesos e sempre bebidas á vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário