7 de mar. de 2015


Dicas de Boas maneiras á Mesa






BOAS MANEIRAS NA MESA

TIPOS DE SERVIÇOS OFERECIDOS

Tanto no almoço como no jantar, o planejamento e o cerimonial devem ser adequados á ocasião e elaborados segundo os tipos de serviços pertinentes:

Á francesa
Á Inglesa direto e indireto
Á Americana
Á brasileira

SERVIÇO A FRANCESA
Por ser o mais requintado, deve ser realizado somente em ocasiões especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros). São situações protocolares, como numa embaixada por exemplo.
Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.
O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não deve nunca esbarrar nos convidados enquanto serve e nem se encostar à mesa, nada pode dar errado pois é um garçom para cada cinco pessoas.
Os garçons apresentam as travessas pela esquerda com os

cabos dos talheres de serviço voltados para o convidado. Em

seguida, o convidado segura a colher com a mão direita e o

garfo com a esquerda, e após se servir, retorna os talheres, lado

a lado, à travessa.
Na mesa, o local do prato não deve ficar vazio, devendo ser utilizado o sousplat.
Os garçons trocam os pratos na sequência, servindo sempre pela esquerda e retirando os pratos pela direita.
Antes de servir a sobremesa o sousplat é retirado.
Sugerimos evitar servir o café na mesa de refeições. Ele deve ser servido em uma mesa à parte, com licores, chocolates e petit-fours. Mas se o assunto se alongar, não há problema em servir o café na mesa.
Ø Dicas importantes:
· O primeiro a ser servido é o convidado especial. Os anfitriões são sempre os últimos a serem servidos.
· O garçom deve começar o serviço pela senhora que estiver ao lado direito do anfitrião, depois as outras senhoras e, por último, a anfitriã. Na sequência, o senhor que estiver sentado à direita da anfitriã, depois os outros senhores, e, por último, o anfitrião.
· Aguarda-se a anfitriã ou o anfitrião levantar o seu talher para se começar a refeição, a não ser que ela ou ele autorize, para não esfriar a comida.
· As travessas, os pratos, as taças devem ser de material nobre.
· A aparência e a decoração dos alimentos são muitos importantes.
· O maitre e os garçons devem estar bem vestidos (smoking ou doma) e de preferência usar luvas brancas.
· A decoração é requintada, mas cuidado para a altura dos arranjos não atrapalharem a visão e a conversa dos convidados.

SERVIÇO EMPRATADO

O Empratado é um serviço onde os convidados também devem ser acomodados à mesa e ele segue o estilo "nouvelle cuisine". O que vem a ser? Os pratos vêm todos montados da cozinha, decorados e elaborados e são servidos pelos garçons pelo lado esquerdo do convidado. Como este serviço é "mais especial" os noivos ou anfitriões podem colocar charmosos menus descritivos (cardápios) em cada mesa explicando o que será servido.

O cardápio escrito serve para que os convidados tenham

conhecimento do que será servido, caso ele não coma os itens servidos para que possa pedir outra opção ao garçom, pois é sempre bom pensar nestes casos.
Para não errar, é bom ter uma boa opção de massa sem carne, sem recheio algum, para convidados que não comam carne, tenha alergia á frutos do mar entre outros probleminhas.

SERVIÇOS À INGLESA

(DIRETO E INDIRETO)
À INGLESA

Existem dois tipos de serviço à inglesa (direto e indireto) e em ambos os casos os convidados são servidos nas mesas pelos garçons.

À INGLESA DIRETO

A mesa é montada com sousplat, pratos, talheres, taças e guardanapos. O garçom traz a bandeja com o alimento a ser servido e serve o convidado pela esquerda (como se fosse o serviço à la carte dos restaurantes).

À INGLESA (INDIRETO)

No serviço indireto, a mesa é montada com sousplat ou não, talheres e

o garçom faz uso de um carrinho (guéridon) onde traz as opções a serem

servidas. Ele apresenta a travessa ao convidado pela esquerda, serve o

prato com a comida e serve ao convidado pela esquerda, da mesma forma

que no serviço direto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário